RELAÇÕES DE
CONSUMO – DIREITO DE ARREPENDIMENTO – COMPRA PELA INTERNET
Vejamos a íntegra do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor: “ O
consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua
assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a
contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do
estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”
Para que se possa aceitar a devolução por desistência, as seguintes
regras devem ser cumpridas:
> O produto deve estar acompanhado da nota fiscal.
> O produto não poderá ter nenhum indício de uso.
> O produto deverá estar acompanhado de etiquetas, manual e todos os
seus componentes.
Caso tenha optado pela forma de pagamento de boleto bancário, basta que
não realize o pagamento e o pedido será automaticamente cancelado.
Se o pagamento foi realizado pelo cartão de crédito, para desistência da
compra antes do recebimento do produto, o titular da compra (o nome que consta
na Nota Fiscal) deve comunicar o cancelamento através de um dos canais de
atendimento, a fim de devolução do valor pago.
Nas situações em que o produto já foi expedido (ou seja, o produto já
saiu do centro de distribuição), a loja virtual deve bloquear a entrega do
produto junto à transportadora e o desistente deve aguardar que seja confirmado
o bloqueio da entrega para assegurar que o produto não seja entregue. Em
situações em que não se consegue interromper o processo de entrega, deve-se
recusar (não receber) o produto e anotar no verso da Nota Fiscal o motivo da
desistência (arrependimento).
Para desistência da compra depois do recebimento do produto, o prazo para
desistência da compra é de 7 (sete) dias úteis, a contar do recebimento do
mesmo e a desistência deve ser comunicada através dos canais de atendimento
dispostos no site, loja virtual.
Atendidas as exigências acima, a restituição do valor pago ocorre
conforme opções de pagamento utilizadas na compra e da seguinte maneira:
·
Para cartão de crédito, é solicitado o
cancelamento do débito à administradora do cartão. Caso o débito já tenha ocorrido,
o estorno da(s) parcela(s) paga(s) pode ocorrer em até 2 (duas) faturas
subsequentes. Esse procedimento é de responsabilidade da instituição
financeira. Note que nesse caso, o débito das parcelas continuará ocorrendo até
que o estorno seja realizado e o débito do restante do valor seja cancelado.
·
Para compras efetuadas com boleto bancário,
ao realizar contato através dos canais de atendimento, os dados bancários
(banco, conta corrente e CPF) devem ser informados. O depósito no valor do
produto devolvido será feito em conta corrente do titular da compra em até 5
(cinco) dias úteis. A conta corrente precisa ser exatamente a mesma que usada
para a realização do débito. Caso o titular da compra não possua conta
corrente, será preciso enviar uma carta de próprio punho e assinada, com a
identificação de seu RG e CPF (por fax, carta registrada ou email) com os dados
completos de autorização do crédito.
Eis um breve relato do direito de arrependimento de compra pela internet.